
A Associação Marinha em Movimento, depois de 2 anos em que os Ideias em Movimento, com a discussão de vários temas de interesse para o concelho, decorreram online, voltou no passado dia 26 de abril aos debates presenciais, apesar de uma das oradoras ter feito a sua intervenção à distância.
Com a Dr.ª Catarina Mourato (Diretora d Centro de Acolhimento Temporário Girassol), como moderadora e a Dr.ª Paula Guimarães (jurista e formadora no domínio do envelhecimento, voluntariado e economia social) e a Dr.ª Ana Alves Monteiro (Vice-Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande) como oradoras, o tema do XXIII Ideias em Movimento foi: “Ser voluntário – oportunidades, direitos e deveres”.
A importância do voluntariado para a sociedade, foi um dos temas abordados, com destaque para: a promoção da entreajuda; o combate ao desperdício e a gestão justa de recursos; a defesa da casa comum; o estímulo à gestão colaborativa na resolução de problemas; o desenvolvimento da inteligência emocional; o treino de competências de tolerância e respeito pela diversidade; a promoção da integração social. Na perspetiva das organizações o voluntariado deverá ser entendido, segundo Paula Guimarães, como complemento da atividade central de uma entidade madura, complementando a intervenção dos profissionais, devendo ser integrado na dinâmica normal e regular das organizações, com um recrutamento rigoroso, formação, supervisão e avaliação. Em suma, será importante não confundir o voluntariado com as atuações realizadas de forma isolada ou esporádica, ou que sejam determinadas por razões familiares ou de amizade.
Ana Alves Monteiro apresentou algumas situações vividas pessoalmente, no âmbito do voluntariado e informou os presentes de que será apresentado, em breve, a proposta de criação de um “Banco de Voluntariado” no município.
Seguiu-se um momento de debate com a participação de elementos de várias organizações de voluntariado existentes na Marinha Grande, que permitiu perceber um pouco mais do seu trabalho e das suas dificuldades, ressaltando a importância de um relacionamento próximo no sentido de melhor resolver as situações que se lhes vão deparando.

